quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Novas Tecnologias e os jovens

Actualmente os jovens têm acesso a uma infinidade de novas tecnologias, tecnologias que já são para eles como um dado adquirido, isto é, faz parte do seu quotidiano. Nos meados do século do século XX, era considerado tecnologia uma televisão a cores, mais tarde nos anos 90 seria ter um telemóvel. Posto isto, o conceito de tecnologia altera-se de acordo com a sua evolução, assim como a utilização que dela se faz, havendo também alterações nas identidades (Gaspar, 2008). Segundo Weber e Mitchell (2008), estas influências verificam-se devido ao crescente papel da tecnologia na vida dos jovens, tornando-se um aspecto considerado natural na vida de qualquer pessoa.
A crescente importância que se tem vindo a dar às novas tecnologias em relação aos jovens, está relacionado com o seu papel de transmissor de informações. Ou seja, podem ser vistas como vias de aprendizagem. As autoras Weber e Mitchell (2008), no seu trabalho de investigação encontraram evidências de que os jovens por exemplo, quando estão a construir uma página na Internet, aprendem de forma informal e motivada.
Weber e Mitchell (2008), defendem também que apesar da crescente divulgação das novas tecnologias por todo o mundo, existem ainda alguns lugares onde estes meios não chegaram, e citam um estudo de Seiter (2004) que postula as diferenças económicas como principal factor de falta de acesso às novas tecnologias.
Weber e Mitchell (2008), concluíram da sua investigação que os métodos de aprendizagem através da utilização da Internet comparam-se muito à aprendizagem construtivista, à aprendizagem por motivação e à aprendizagem tentativa - erro.


* Gaspar, A. (2008). A Reconstrução da Identidade na Internet.Tese de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação.ISCTE: Lisboa.
* Weber, S. & Mitchell, C. (2008). “Imagining, Keyboarding, and Posting Identities: Young People and New Media Technologies." Youth, Identity, and Digital Media. Ed.by David Buckingham. The John D. and Catherine T. MacArthur Foundation Series on Digital Media and Learning. Cambridge, MA: The MIT Press.

Sem comentários:

Enviar um comentário